Imagem-sensação





Praia - Ext. /Dia

Dou um gole d’água e olho dentro de uma GARRAFA de água mineral peruana. Está praticamente vazia. Vejo apenas algumas gotas gordas e translúcidas no plástico molhado, e a superfície espelhada por uma grama de gotículas.


NARRADOR (V.O.)
Água estranha. Deve ser do deserto.

Busco priorizar minha observação apenas numa gota, desfocando as bordas da visão. Como um toureiro que maneja seu capote, domino o movimento da garrafa e mantenho o destino da água em seguras mãos. Inclino a botella em quinze grados. Pode parecer místico, mas justamente a minha gota ganhou impulso com a declinação. Como um pingo safado, sorrateiramente correu do anonimato rumo a seus curtos momentos de mocinha insípida, incolor e inodora. Ela se aproxima. A mando do meu comando, lento, indireto, fraco e contínuo, a gota define seu rolar e a saturação de sua pureza. Quanto mais perto a percebo, mais espontânea e calma ela me parece, com seu caminhar impune de matador de aluguel, desenhando um trajeto ritmado à fatalidade da morte iminente. Ao vestir todo seu devir, o quadro muda de perspectiva e ela se agiganta, de tal forma que toma toda a superfície do meu olho. Fica ali parada, como um chefe obeso e intrometido, impondo sua vitalidade de elemento da natureza, coisa que eu não sou.


NARRADOR (V.O.)
Maldita!


A gota gata mandou avisar que chegou para abalar. Toma total liderança de seu movimento e passa apressada. Para que não digam que não desavisei, a partir de agora torno-me apenas um espectador privilegiado de seu bailado transparente. Pra ser sincero, nem isso. Da gota d'água só restou imagem à memória, ou a sensação do que foi sua rápida passagem pela minha pele. A gota então vira pra mim e torna-se eu, parte de mim, lembrança pintada por mim. Não há escolhas. Ela deixa de ser imagem, não pode mais ser sublime como o translúcido porque isto não cabe mais em sua forma nostálgica de sensação. Agora, o que fica é a experiência. Sem assumidas perdas, a ela não se pode filmar, fotografar, editar ou estetizar.


Corta:








Comentários